sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fraudes pelo Internet Banking

A fraude no Internet Banking existe desde o momento em que o serviço foi disponibilizado pelas Instituições Financeiras. No Brasil, isto ocorreu na segunda metade da década de 90 (1), passando a existir desde então uma crescente demanda pela utilização do serviço, que representa hoje parcela considerável das transações financeiras bancárias.

Conforme estimativas do Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais (IPDI) divulgadas através de seu Diretor Otávio Artur, as perdas com fraudes pelo Internet Banking, após alguns anos com perdas expressivas, têm apresentado uma tendência de redução (2), principalmente se considerado o crescimento no número de usuários.

Em 2005 o número de usuários cresceu 49,7% passando para 26,3 milhões (3). Estatística divulgada 27/05/2008 informava que em dezembro de 2007 existiam 30,0 milhões de usuários, crescimento de 9,2% em relação a 2006 e de 259% em relação ao ano de 2.000 (4).

Como referência no ano de 2006 foram verificados 197 mil incidentes de segurança na internet brasileira, quase três vezes aos cerca de 68 mil registrados em 2005. Cabe destacar, no entanto que este número incluí roubos e tentativas (5).

Cabe destacar que os principais fatores dos incidentes de segurança através de transações pelo internet banking se dão no lado do usuário/cliente, que expõe seus equipamentos pela fragilidade de seus sistemas de segurança.

As três principais técnicas utilizadas nos ataques aos usuários do Internet Banking são: o scam mensagens que levam o cliente a remeter recursos indevidos; o phishing que busca capturar informações senhas para ataque posterior e o pharming onde o usuário é redirecionado para um site fraudulento efetivando então a fraude (1).

Muito tem se investido em tecnologia nos produtos oferecidos, bem como a sua segurança sistêmica. Dados da FEBRABAN dão conta que em 2007 foram investidos cerca de R$15 bilhões, 4% a mais do que os gastos em 2006 (6). Também tem se efetuado investimentos em tokens, cartões de contra-senha, anti-trojans, biometria (7), monitoramento e educação da segurança da utilização do sistema, principalmente nos canais dos próprios Bancos, evitando a mídia, que poderia levar aos usuários insegurança quanto à utilização do canal.

Como resultado destes esforços tem se observado um melhor resultado das ações de prevenção à fraude e um decréscimo em números absolutos e relativos dos prejuízos em ações junto ao Internet Banking.

Segundo dados do Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais (IPDI) em 2006 os prejuízos com fraude nos Bancos foram de R$ 300 milhões. Em 2007 as perdas caíram 40% com um total de prejuízo de R$180 milhões. Em 2008 as perdas foram ainda menores com um montante de R$130 milhões (2).

Apesar dos valores expressivos de perdas nas transações com Internet Banking, que nos últimos anos chegaram a R$ 610 milhões, o que se observa concretamente é uma diminuição nas perdas neste produto, o que leva a crer que brevemente poderá ser o principal e mais seguro meio de transacionar com Bancos.

Referências:
(1) Técnicas utilizadas para a efetivação das fraudes sobre internet banking no Brasil e no mundo - Sanches, Pedro Luis Próspero - Professor livre-docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e
Lau, Marcelo diretor executivo - Data Security Serviços Em Segurança de Dados Em Informática Ltda., 2006. Disponível em <http://www.datasecur.com.br/academico/Tecnicas_Uti
lizadas_para_Efetivacao_e_Contencao_das_fraudes.pdf>

(2) Prejuízo com fraudes em bankline caiu 50% nos últimos dois anos - Luca, Lygia de, repórter IDG Now. Disponível em http://pcworld.uol.com.br/noticias/2008/12/05/prejuizo-com-fraudes-em-bankline-caiu-50-nos-ultimos-dois-anos/

(3) Número de clientes de internet banking cresce 50% em 2005, diz FEBRABAN - Redação do IDG Now 11/05/2006. Disponível em<http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/05/11/idgnoticia.
2006-05-11.0033919289/

(4) Brasil tem 30 milhões de usuários de internet banking - Fabiana Monte, do computerworld -
Disponível em <http://computerworld.uol.com.br/mercado/2008/05/27/brasil-tem-30-milhoes-de-usuarios-de-internet-banking/>

(5) Fraude em bankline deu prejuízo deR$300 milhões em 2006, estima IPDI - Redação do IDG Now 02/02/2007. Disponível em <http://computerworld.uol.com.br/mercado/2008/05/27/brasil-tem-30-milhoes-de-usuarios-de-internet-banking/>

(6) Bancos gastaram R$ 15 bilhões com tecnologia em 2007 - Fabiana Monte, do computerworkd - Disponível em<http://computerworld.uol.com.br/mercado/2008/05/27/bancos-gastaram-r-15-bilhoes-com-tecnologia-durante-2007-diz-febraban/>

(7) Ataques ao internet banking aumentam 20%, mas fraude caem 25% - Cristina de Luca - Convergência Digital - 03/12/2008 - Disponível em < http://www.convergenciadigital.com.br/
cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=17036&sid=18>

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