quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Nesta postagem publico o resumo da minha dissertação de conclusão de curso, onde discorro sobre o sistema financeiro e risco. Esta rápida leitura é bem provocativa.

O papel de intermediação desenvolvido pelo sistema financeiro o transforma num setor de grande importância no contexto econômico. Isto não apenas pela função de financiador da produção e de remunerador da poupança e do investimento, mas nos últimos anos pelas operações de hedge, derivativos e securitização de crédito.

Aliado a isto, a internacionalização dos mercados consumidores e produtivos, resultado da globalização crescente da economia, gerou um novo cenário de interdependência de recursos externos.

De maneira proporcional ao crescimento da relevância do setor financeiro, as possibilidades de situações inesperadas e de instabilidade também se ampliaram significativamente nos últimos anos.

Esta nova realidade tornou a preocupação com risco, bem como a busca por soluções e ações preventivas, assunto essencial nos meios empresariais, acadêmicos e mesmo na sociedade.

Com a ocorrência nos últimos anos de crises de maneira mais freqüente, e de proporções significativas, a preocupação com risco tem levado administradores, investidores e governos buscarem mecanismo que previnam crises inesperadas permitindo minimizar ou mesmo eliminar perdas expressivas no sistema financeiro.

Depois disso vem todo o desenrolar de idéias buscando a discussão e proposições de soluções para o assunto, para o qual convido os interessados a lerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário