domingo, 23 de janeiro de 2011

O que o Internet Banking proporcionou em redução de Custos para os Bancos

Os Bancos têm como característica principal de sua atuação a intermediação financeira entre tomadores de recursos e aplicadores de economias. Deste princípio básico existem, no entanto uma gama de produtos e serviços obrigatoriamente disponibilizados aos clientes.

Este serviços e ações são geralmente efetuados diretamente pelo cliente, resultando em uma complementação pelo Banco, como a emissão de um cheque para um pagamento e a conclusão através do processo de compensação, com a guarda do documento digitalização, etc.

Existem, no entanto diversos outros produtos, todos eles efetuados através do que chamamos de canais de acesso, como Agência, os Auto-Atendimentos na rede agências ou nas rede compartilhada como o Banco 24 Horas, os Atendimentos Telefônicos (Banking Fone), mais recentemente os Home Banking e atualmente o Internet Banking.

O Internet Banking tem se tornado um canal bastante utilizado, principalmente pelas classe A, B e C que possuem maior acesso aos meios informatizados, tornando um meio relevante no atendimento ao cliente Bancário.

Isto se dá pelo interesse recíproco entre Banco/Cliente na disponibilização e utilização deste canal que, com a democratização do acesso à rede mundial, permite esta interação com o mecanismo das instituições financeiras. Para o cliente esta utilização significa principalmente um facilitador em sua relação comercial, para os Bancos em última instância, redução de custos.

Com o Internet Banking é obtida uma grande redução de custos de operações, redução de barreiras geográficas e a expansão da capacidade de atendimento (24 horas por dia 7 dias por semana). (1) Todo este processo foi satisfatoriamente alcançado graças aos investimentos dos Bancos que criaram a cultura de levar a agência para a casa ou escritório do correntista. (2)

A economia conseguida pelos Bancos é significativa com efeitos registrados até nas demonstrações financeiras. Custos como pessoal, formulários, são praticamente zero (3).

Publicação da Gazeta Mercantil/1997 e matéria de NEHMOZOW/1997 (4) diziam ser corrente a afirmação de que o custo de uma operação pelo Internet Banking fosse de 10% se comparada à mesma operação feita em uma agência. Outras fontes apontam que o custo seria de até 1% (5).

Comparativamente com outros canais, uma mesma transação efetuada de forma presencial possui um custo de 40% se efetuado em um caixa eletrônico, 20% se efetuado pelo atendimento telefônico e de apenas 10% se feito via Internet Banking (6).

Ainda segundo informações do Sindicado dos Bancário de S. Paulo, Osasco e Região o custo de uma transação feito no caixa é de R$1,10 passando para R$0,10 se efetuado via eletrônica (Internet ou caixa eletrônico) (7)

O Internet Banking é a evolução tecnológica natural do atendimento bancário gerando enormes ganhos de agilidade e autonomia ao consumidor do serviço bancário. Ressalta-se, no entanto que todo este processo de uso pelo cliente e disponibilização pelos Bancos decorreu da significativa redução de custos obtida pelo Sistema Financeiro que otimizou a utilização de suas informações e recursos tecnológicos obtendo maior retorno operacional com produto Internet Banking.
Referências:
(1) Müller, Flavio Roberto. Identificação das causas da não utilização do Sistema Banking da Caixa Econômica Federal em Porto Alegre. Dissertação de Mestrado, UFRGS, 2001.
Utilização do Internet Banking como vantagem estratégica em um banco comercial. Renata Cunha Ávila Santos (a) Rodrigo Cabral (a), Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira (b), Vilma da Silva Santos (b), Paulo Cesar Ribeiro Quintairos (b)
(a) Pós graduando em MBA em Gerência Financeira e Controladoria - Universidade de Taubaté.
(b) Professores do Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA - Universidade Taubaté

(2) FEBRABAN. Informações sobre o setor bancário no Brasil. São Paulo, 2008. Disponível em <http.febraban.com.br>
Utilização do Internet Banking como vantagem estratégica em um banco comercial. Renata Cunha Ávila Santos (a) Rodrigo Cabral (a),Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira (b), Vilma da Silva Santos (b), Paulo Cesar Ribeiro Quintairos (b)
(a) Pós graduando em MBA em Gerência Financeira e Controladoria - Universidade de Taubaté.
(b) Professores do Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA - Universidade Taubaté

(3) Utilização do Internet Banking como vantagem estratégica em um banco comercial. Renata Cunha Ávila Santos (a) Rodrigo Cabral (a),Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira (b), Vilma da Silva Santos (b), Paulo Cesar Ribeiro Quintairos (b)
(a) Pós graduando em MBA em Gerência Financeira e Controladoria - Universidade de Taubaté.
(b) Professores do Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA - Universidade Taubaté

(4) Bancos Latinos são mais ousados na Internet. Gazeta Mercantil 23/07/1997. / Nehmzow, Claus. “The internet will shake banking’s medieval foundations”. Journal of Internet Banking and Commerce_vol 2, no. 2, March 1997
Análise de interfaces de internet banking de três bancos. Julius Cesar Lobo Trindade - Centro Superior de Educação Tecnológica - Unicamp Limeira - SP - juliustrindade@gmail.com, Rodrigo Bonacin - Centro Superior de Educação Tecnológica - Unicamp Limeira - SP - Rodrigo@ceset.unicamp.br, Veruska Rodrigues Moreira - Centro Superior de Educação Tecnológica - Unicamp Limeira - SP - veruska.rodrigues@gmail.com

(5) Cuevas, Jackie. “The internet bank horizon: bleak or bright for community Banks?” Journal of Internet Banking and Commerce_vol 3, no. 3, November 1998. / Gates III, William H. Business @ the speed thought: using a digital nervous system. ISBN: 0-446-52568-5. New York 1999.
Análise de interfaces de internet banking de três bancos. Julius Cesar Lobo Trindade - Centro Superior de Educação Tecnológica - Unicamp Limeira - SP - juliustrindade@gmail.com, Rodrigo Bonacin - Centro Superior de Educação Tecnológica - Unicamp Limeira - SP - Rodrigo@ceset.unicamp.br, Veruska Rodrigues Moreira - Centro Superior de Educação Tecnológica - Unicamp Limeira - SP - veruska.rodrigues@gmail.com

(6) Artigo publicado na revista, Banco Hoje, fevereiro de 2008, p. 34. / COLUNISTAS Peter T. Knigh. Disponível em<http://www.tedbr.com/publicacoes/bancohoje2008/bancohoje02-08.htm>

(7) Fabrício Oliveira - Folha Online – Acessa São Paul. Disponível em <http://www.acessasp.sp.gov.br/html/modules/news/article.php?storyid=109>

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