quarta-feira, 6 de abril de 2011

Viva o Centro

Estou em férias e quase todos os anos costumo fazer neste período uma bateria de exames médicos preventivos para avaliar minhas condições de saúde passando por um clínico geral, um cardiologista e por aí afora se houver necessidade.

Por uma questão disponibilidade de horário de atendimento, acabei marcando a consulta com o clinico geral Doutor Alan Saraiva médico da Intermédica, que por sinal demonstrou bastante profissionalismo, e que atende na unidade da Avenida São João.

Aproveitei a oportunidade para passear pelo centro de São Paulo e ver como andam as coisas pelo velho Centrão, local que raramente tenho ido já que trabalho na Avenida Interlagos e moro na Lapa.

Embora ainda seja perceptível degradação e má utilização do espaço central da cidade, é possível se observar “ocupações” oficiais e diversas ações em andamento e outras já concluídas, que dão ares de progresso para o centro.

Citando alguns nomes, pois acho que vale prestar este tributo, até como reconhecimento do investimento que têm sido feito e que são muito importantes para o processo de revitalização do Centro, observei alguns exemplos interessantes.

Ao sair do Viaduto Santa Ifigênia me deparei com a Atento (empresa de telemarketing) que está utilizando o antigo prédio do Banco Mitsubishi Largo São Bento junto à Rua Libero Badaró, proporcionando com seus funcionários um clima vibrante no local.

O quase centenário Restaurante Guanabara, com toda sua fidalguia, também esta lá. Tranqüilo e sereno, esperando os velhos e novos amantes dos pratos deliciosos, num ambiente de glamour, com garçons em estilo impar.

A tradicionalíssima Ravil na Avenida São João - Edifício Martinelli, loja que comercializa canetas e lapiseiras e acessórios, continua firme e forte, já por décadas. Eu mesmo já a conheço há mais de 25 anos.

A nostalgia proporcionada pela BM&F na Praça Antonio Prado com a engraxateria e a cabine telefônica de época, contrasta com as modernas vitrines do comercio da Rua XV de Novembro existindo inclusive um ambiente estudantil com a presença da Uniesp.

O Banco Santander manteve as características do prédio do antigo Sudameris preservando o brilho da Agência, que oferece ao mesmo tempo um ar imponente e aprazível ao visitante, fora o memorável relógio de algarismos romano bem ao centro.

E a Leiteria Bancária... Esta ficou muito elegante embora não lembre em quase nada a antiga Leiteria, recebeu com a nova arquitetura o presente que merecia por tantos anos de companhia aos visitantes e usuários.

Agora o que me deixou surpreso foi a urbanização do espaço do antigo Conservatório Dramático onde está sendo construído a Praça das Artes. O projeto começou no governo do prefeito José Serra devendo ser concluído nos próximos meses, podendo voltar a ser mais um pólo de cultura na cidade.

Viva o Centro!
Ah! E por falar nisso o agora ministro Meirelles voltou para incrementar estas idéias.