quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Prejuízo de R$85milhões em fraude com investimento em ações.

Um esquema fraudulento de operação de investimento que era coordenado pelo empresário israelense Doron Mukamal, gerou um prejuízo de R$85 milhões a investidores estrangeiros. Em matéria apresentada pelo deputado William Woo, foi possível conhecer o procedimento que era operado em Miami e em São Paulo.

Através de um escritório em São Paulo era feito contato com investidores estrangeiros no exterior oferecendo condições vantajosas para a compra de ações com pouca ou nenhuma liquidez em poder desses investidores. Em troca, os falsos agentes financeiros pediam o depósito antecipado de taxas e comissões, com a promessa de que a quantia seria posteriormente devolvida.

Para dar confiabilidade no investimento eram forjados sites de empresas de fusões e aquisições, bem como de agências reguladoras do mercado financeiro nos EUA e de países da Ásia. Aceita a oferta apresentada pela quadrilha, os investidores tinham de depositar o dinheiro em contas nos EUA.

Para apagar pistas sobre a origem do dinheiro, o pagamento feito pelos investidores era transferido depois para várias contas. Só então era remetido para o Brasil, por meio da ação de doleiros, onde era lavado com investimentos principalmente no mercado imobiliário.

O empresário está detido no Brasil e teve pedido de hábeas corpus negado nesta terça feira 06/10/2010 pelo Superior Tribunal de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário