segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Prejuízo superior a R$4milhões em fraude com abertura de contas.

A impressa noticiou nesta segunda feira ação de estelionatários que através da utilização de documentos frios fraudavam bancos e comercio. Nos bancos esta ação ocorria através da abertura de contas correntes e obtenção de crédito pessoal. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/10/18/cidades,i=218654/POLICIA+PRENDE+QUADRILHA+ESPECIALIZADA+EM+FALSIFICACAO+DE+DOCUMENTOS.shtml


Cálculos superficiais dão conta que os fraudadores cefiados por Sueli Alves do Rego deram prejuízos estimados em R$4milhões, divididos entre 11 pessoas que atuaram por aproximadamente 2 anos em Brasília em outros dois estados.

Considerando apenas o fator interno, o sistema financeiro sofre este tipo de ação principalmente pela não observação de atitudes básicas e até instintiva de verificação, que poderiam se efetuar no ato do recebimento dos documentos pelo próprio atendente.

Procedimentos como a simples confirmação dos telefones, endereços, documentos, checagem de cpf, dos comprovantes de rendimentos e confirmações com o próprio cliente dos dados apresentados, reduziriam significativamente a possibilidade de fraudes.

Estes são princípios fundamentais a serem adotados nos pontos de atendimento a clientes e que, por muitas vezes, não ocorrem por fatores que vão desde a despreocupação, até inexperiência dos responsáveis, passando inclusive pela exigüidade do tempo disponível para estas ações.

Um último fator que possibilita tais ocorrências, e é o que se especula ter ocorrido neste caso, é o envolvimento de funcionários. Neste caso, somente uma supervisão efetiva, a segregação de funções, o rodízio, férias permitem minimizar incidências de fraudes.

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