segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Basileia 3

Desde 1974, com a criação do Basle Commitee on Banking Supervision - Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia, o BIS busca criar diretrizes que possibilitem uma supervisão efetiva e a redução de riscos nos sistemas financeiro nacionais.

Em 1975 foi criado um primeiro acordo, conhecido como The Concordat. Em 1981 foi substancialmente revisado. Em 1988 o Comitê conseguiu um acordo mais abrangente sobre regulação denominado de International Convergence of Capital Measuremets and Capital Standards, conhecido no Brasil como Acordo de Basiléia. Em 1998 este acordo foi repaginado e em 2004 após conclusão de novas mudanças surgiu o Basiléia 2.

Neste domingo dia 12 novas revisões foram concluídas surgindo o que se esta se chamando de Basiléia 3. Surge como principais alterações, a necessidade de uma mais forte capitalização, exigências mínimas mais altas e a introdução de novos colchões de capital que vão permitir que os bancos tenham melhores condições de administrar períodos de estresse.
Esta nova orientação estará sendo analisada e digerida pelo sistema financeiro nos próximos meses, com a implementação da fase inicial referente às reservas de capital prevista para 2013 e 2015, complementado a totalidade da implantação destes ajustes em 2019.

Um comentário:

  1. Mas financeiramente o que o Basiléia significa ? Os bancos terão que demonstrar os ativos que estão fora do balanço finalmente. E porque é possível deixar ativos fora do balanço ?

    ResponderExcluir