terça-feira, 28 de setembro de 2010

Quebra a Takefuji Corp.

Exatamente dois anos após o colapso na economia mundial desencadeado pela falência do Lehman Brother, mais um sistema financeiro regional se recente pelas dificuldades na gestão de uma empresa financeira.

O problema ocorre no Japão com a empresa financeira - não bancária - Takefuji Corp., fundada em 1966, cujo proprietário Yasuo Takei foi considerado em 2005 pela Revista Forbes como a pessoa mais rica do Japão, com um patrimônio de US$ 5,6 bilhões.

A apreensão ocorre pela possibilidade de uma crise sistêmica que envolveria as empresas do setor, que poderia se estender ainda para Aiful, Acom e Promise maiores instituições deste mercado.

Este segmento surgiu no Japão em 1990, quando os bancos tradicionais frearam os créditos, atuando nos moldes de empresas de Credito Financiamento e Investimentos, atendendo principalmente demandas de créditos de consumidores, normalmente famílias de baixa renda.

Ocorre que em 2006 após a implantação de uma regulamentação mais dura sobre o setor, que aplicava as taxas mais elevadas em sua operações de crédito, o mercado se instabilizou levando inclusive a General Eletric e Citigroup deixarem o mercado.

Com as dificuldades operacionais, acrescida da decisão judicial de devolução de pagamentos de juros aos tomadores de credito junto à instituição, a Takefuji pediu concordata tornando-se a segunda maior quebra do ano no Japão atrás da Japan Airlines.

Caso as outras três instituições citadas consigam suportar o momento de instabilidade o problema poderá ser restringido, no entanto fica a preocupação da expansão da dificuldade gerando mais um foco de tensão no sistema financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário